O asteróide Psyche é feito quase totalmente de metal
Em 2022, um SpaceX Falcon Heavy lançará uma espaçonave da NASA para explorar o distante asteróide Psyche, situado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Mas este não é um asteróide comum: um novo estudo descobriu que ele é quase totalmente composto de metal.
O asteroide tem 225 km de diâmetro, tornando-o um dos maiores asteroides do cinturão. E embora pesquisas anteriores tenham sugerido que era feito principalmente de metal, o novo estudo realizado usando o Telescópio Espacial Hubble indica que tem uma composição ainda mais extrema do que se pensava anteriormente.
“Vimos meteoritos que são principalmente de metal, mas Psyche pode ser o único por ser um asteróide totalmente feito de ferro e níquel”, Dra. Tracy Becker, autora principal e cientista planetária do Southwest Research Institute, disse em um comunicado.

Um pedaço de metal tão grande seria extremamente valioso se estivesse aqui na Terra, o que levou Psyche a ser apelidado de “asteróide de US $ 10.000 quatrilhões”. No entanto, os pesquisadores enfatizam que não há como trazer os recursos de volta à Terra e que o objetivo da missão é a descoberta científica, não a mineração.
O asteroide é importante para a pesquisa científica porque pode nos ensinar como planetas como a Terra se desenvolveram. Os pesquisadores acham que Psyche pode estar nos estágios iniciais de se tornar um planeta em algum momento.
“A Terra tem um núcleo de metal, um manto e uma crosta”, disse Becker. “É possível que enquanto um protoplaneta Psyche estava se formando, ele foi atingido por outro objeto em nosso Sistema Solar e perdeu seu manto e crosta.”
Portanto, estudar o objeto pode nos ensinar mais sobre o desenvolvimento planetário, como Becker explicou: “O que torna Psyche e os outros asteróides tão interessantes é que eles são considerados os blocos de construção do sistema solar. Entender o que realmente constitui um planeta e potencialmente ver o interior de um planeta é fascinante. Assim que chegarmos a Psyche, vamos realmente entender se é esse o caso, mesmo que não saia como esperamos. Sempre que há uma surpresa, é sempre emocionante. ”
Fonte: Digital Trends
Oque estão falando?