A manutenção da boa reputação de uma empresa e seu destaque frente à concorrência podem ser complicadas. Para o Dr. Eurico Teles, ações que visam a construção de uma imagem aceitável no mercado devem ser feitas de maneira estratégica pelas empresas. Afinal, através de ações mais assertivas é possível reter mais talentos, realizar excelentes acordos e sair na frente do mercado.
Toda essa busca pelo primeiro lugar no pódio empresarial fez com que um conceito ganhasse mais destaque nos últimos tempos: o compliance empresarial. Mas você sabe, exatamente, o que significa esse termo, qual a importância do compliance para as empresas e os motivos desse tema ser tão discutido? Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo:
O que é o compliance?
Antes de qualquer outra coisa, é preciso entender exatamente o que é o compliance empresarial, certo? De acordo com o advogado Eurico de Jesus Teles Neto, esse termo é utilizado para se referir a uma série de políticas adotadas pelas empresas que compreendem procedimentos e práticas em favor da redução de riscos legais e financeiros que prejudicam a imagem da empresa.
Além disso, o compliance também pode ser assumido como as medidas que tornam possível a melhoria e otimização dos processos operacionais, bem como mantém as ações da empresa dentro do que está previsto pela lei e é considerado ético. Para o Dr. Eurico Teles, ex-presidente do Grupo Oi, esse é o melhor caminho para que as empresas possam evitar fraudes e outras irregularidades.
Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB
Por fim, é interessante saber que esse não é um tema discutido apenas por empresários em plataformas como o LinkedIn e outras redes sociais. Atualmente, o compliance empresarial é um tema muito presente nos encontros da Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB, que é composta por diversos advogados, e onde o Dr. Eurico de Jesus Teles Neto é o atual presidente.
Importância para as empresas
É provável que você já tenha percebido a importância do compliance para as empresas, não é mesmo? Contudo, o advogado Eurico de Jesus Teles Neto acredita ser importante notar que essas políticas são necessárias para que as empresas possam se proteger no mercado, aumentar sua atuação empresarial e, especialmente, garantir a sua segurança jurídica.
Aplicando em seu empreendimento
Para você que é um empresário e ainda não adotou o compliance empresarial, aqui vão algumas dicas! A primeira delas é analisar todos os processos, práticas e tudo o que faz parte da rotina da empresa. A partir disso, é possível identificar erros e possíveis melhorias. Outro ponto importante é criar um código de conduta que garanta o cumprimento de boas práticas de segurança internas e externas à empresa. O mais importante é não deixar brechas de segurança nos procedimentos.