Para Hertes Ufei Hassegawa, a prática da corrida de montanha e do ciclismo de estrada são considerados muito desafiadores, ainda que sejam esportes que variam das práticas mais comuns do mundo, que é a corrida livre e o ciclismo tradicional. De todo modo, ambas as atividades são relativamente fáceis de aprender, mas também exigem muita prática, prática e mais prática.
Neste artigo, apresentaremos 5 dicas básicas para você, iniciante, que quer começar a pedalar ou correr de modo eficaz, sem que desenvolva qualquer tipo de lesão ou desgaste a longo prazo. Portanto, se esse assunto te interessa e você gosta de se prevenir, vale muito a pena ler o texto completo e anotar cada dica para fazer dessas duas modalidades as mais prazerosas da sua vida.
- Sempre se aqueça antes de se exercitar
Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, a primeira dica para os novatos consiste em fazer um alongamento e um aquecimento antes mesmo de começar. Ainda que saibamos que essa sugestão é mais do que reconhecida, vale a pena lembrar de se aquecer de modo correto, cronometrando um pouco mais de 15 minutos, de modo que todo o processo ajude os músculos a se desenvolverem melhor.
- Aprenda a respirar enquanto corre ou anda de bicicleta
A segunda dica também é muito importante, e equivale ao aprendizado de respirar de modo correto durante o exercício. Muitas vezes, os indivíduos acabam correndo ou pedalando de forma tão focada que acabam esquecendo de inspirar pelo nariz e expirar pela boca, e quando isso acontece, muitas vezes, o desconforto abdominal se torna motivo de encerramento da atividade, por isso, preste atenção na respiração e faça tudo com calma.
- Escolha o calçado certo para a prática de exercícios
Além disso, antes mesmo de começar a praticar qualquer modalidade, é imprescindível que você utilize os equipamentos necessários e tenha um tênis totalmente confortável. Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, a importância de ter um calçado de boa categoria é capaz de evitar lesões e cãibras durante o período de treino, por isso, vale a pena fazer um bom investimento!
- Cuide do seu corpo na hora de se exercitar: hidrate-se, alimente-se bem e durma o suficiente!
Não podemos esquecer de que a alimentação conta muito para um melhor rendimento. Se você ainda não sabe, é totalmente inadequado sair de casa para praticar atividades mais desgastantes, como é o caso da corrida de montanha e do ciclismo de estrada, sem ter ingerido uma boa quantidade de proteínas. É claro que não compensa comer muito antes de treinar, contudo, sair sem nenhum alimento na barriga pode deixar você completamente desnorteado.
- Ouça o seu corpo durante o exercício – não se esforce demais caso sinta dor
Por fim, conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, durante o exercício, fique atento caso o seu corpo apresente sinais de exaustão constante. No início, é sempre bom pensar em se adaptar e evitar riscos de desmaios e cansaço extremo, por isso, tenha em mente que práticas mais desafiadoras são desenvolvidas com pequenos passos, para só depois serem totalmente desenvolvidas.