Noticias

Após a grávidez, você sabe quais cuidados deve ter? 

Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, além dos cuidados com o recém nascido, a mulher também precisa se auto preservar. Isso porque, após o período gestacional, o corpo ainda está voltando ao habitual. Além disso, partos delicados, como uma cesáriana, merecem mais atenção para evitar dores de cabeça com infecções e abertura de pontos. Quer saber quais são os cuidados imprescindíveis após a gravidez? Continue lendo este artigo: 

Cuidados ao amamentar

A amamentação é sem dúvidas um dos momentos mais importantes entre uma mãe e um filho. Porém, não somente o bebê, mas a mulher também precisa acatar certos cuidados na hora de alimentar a criança. Isso porque, segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, os seios são áreas delicadas, e as rachaduras no bico podem fazer com que o processo de amamentação seja dolorido. Portanto, mantenha a área bem hidratada, e caso tenha problemas, não deixe de procurar um médico.

Está sangrando? Calma, é normal

Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, algumas mulheres, geralmente as que não fazem um acompanhamento médico adequado, não sabem que é completamente normal sangrar durante quarenta dias após o parto. A dica aqui é prestar atenção no fluxo, já que o volume precisa diminuir e clarear conforme for passando os dias. Se isso não ocorrer, é importante procurar um especialista. 

Mudanças de humor 

Outro ponto importante após a gravidez é a alteração hormonal que pode causar mudanças de humor na mamãe, explica o expert em saúde gestacional, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior. Entretanto, essas oscilações que podem ser de uma tristeza muito profunda para uma alegria contagiante duram no máximo por duas semanas. Caso continue acontecendo, é interessante investigar. Isso porque, algumas mulheres podem desenvolver a depressão pós parto. 

Cuidados na hora do sexo 

Como comenta o Dr. Orcione Guimarães Júnior, na maioria das vezes, é comum que o médico peça para que o casal não mantenha relações sexuais por 30 a 40 dias após o parto. Antes de decidir se é importante ou não acatar as ordens médicas, entenda o porquê dessa recomendação. 

Conforme explica o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, após a gestão, o útero está passando por uma nova reconstrução, ou seja, está ocorrendo mudanças em todo o corpo da mulher. Além de causar infecções, a penetração durante esse período pode causar dor. 

Cuidados na hora de perder alguns quilinhos

Após a gravidez, é normal que a mulher queira que o seu corpo volte a ser como era antes. E isso é possível, com dietas e alguns exercícios, os quilinhos extras podem ser eliminados. Entretanto, é importante que a mamãe tome cuidado com a intensidade desses métodos. Para o Dr. Orcione Guimarães Júnior, a melhor forma é consultar um nutricionista juntamente com o médico responsável pelo parto para decidir a melhor forma de cuidados para o corpo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo