Noticias

CEO’s dão dicas de filmes e livros de empreendedorismo

Em comemoração ao mês das mulheres, juntamos algumas CEO’s para dar dicas de livros e filmes/series de empreendedorismo que as ajudaram e as inspiraram para construir seu caminho até o sucesso. Entre elas estão Nathalia Arcuri, Patrícia Lima, Manuela Bordasch e a baiana Juliana Ferraz, sócia da Holding Clube. Confira:

Ju Ferraz, sócia, diretora de negócios e RP da Holding Clube

Juliana Ferraz é impulsionadora do marketing nacional e projetos especiais, e uma das principais referências de networking do Brasil. Atualmente ocupa a posição de sócia, junto à direção de negócios e de relações públicas da Holding Clube, maior grupo de marketing e experiências entre marcas e consumidores do Brasil.

A baiana também se posiciona em suas redes sociais como uma mulher à frente de seu tempo, que quebra padrões e busca viver da forma mais leve possível. Ju Ferraz vem ganhando destaque por abraçar e escrever sobre temas importantes e de impacto social como empoderamento feminino e body positive, que lhe rendeu um evento proprietário intitulado B.O.D.Y. (Body Open Define You), além disso, Ju ainda fala sobre moda e lifestyle.

  • Livro: Em Busca de Mim de Viola Davis – É uma obra profunda, que conta a história de força, fé, resiliência e foco da artista desde sua infância, até se tornar uma das atrizes mais importantes do mundo. É uma grande aula de como não podemos desistir dos obstáculos de vida, e enfrentar cada desafio com coragem sendo você mesma.
  • Série: The Marvelous Mrs. Maisel – Como todas as séries da Amy Sherman-Palladino, o foco principal da história está em mulheres fortes. Eu escolhi a série por ela trazer a história de Midge, uma dona de casa que descobre um talento na comédia, e para investir na carreira, passa a escrever peças de stand-up, enfrentando todo o preconceito em volta de sua escolha.

Nathalia Arcuri, fundadora e CEO da Me Poupe!

  • Livro: “Nós, Mulheres”, da Rosa Monteiro

Esse foi um livro fundamental para mim. A autora fala da reivindicação do papel feminino nos principais avanços da humanidade através da biografia de suas protagonistas. Foi um livro que abriu meus olhos para ver a força que tenho”.

Patricia Lima | Fundadora da Simple Organic

  • Livro: “A Estratégia do Oceano Azul” do W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Esse livro representa muito o que executamos na Simple Organic. Toda vez que vou falar sobre empreendedorismo para jovens empreendedores ou para outras pessoas, eu falo muito da importância da gente olhar, entender e buscar coisas que não foram feitas ainda. Não olhar para o lado e sim olhar para frente.

O livro “A Estratégia do Oceano Azul” do W. Chan Kim e Renée Mauborgne prega exatamente isso, sobre você olhar para o oceano, ou seja, para as oportunidades, e aprender a explorar mercados que ainda não são super competitivos.

Não se trata de inventar a roda, mas de olhar para cada mercado do seu país ou da sua região e tentar entender onde têm boas oportunidades para seu serviço ou produto. Esse livro dá esse norte para o empreendedor e me ajudou muito ao longo da minha jornada

Daniela Manique, presidente América Latina do Grupo Solvay (Rhodia)

  • Livro: A autobiografia “Minha História”, da Michelle Obama, faz um relato íntimo da infância de Michelle até a chegada à Casa Branca, durante toda sua trajetória sempre buscou ser uma mulher independente, lutando pelos direitos da população e sendo dona de seus atos. É inegável o marco histórico que ela representa, foi a primeira afro-descendente a ocupar a posição de primeira dama dos Estados Unidos da América, formada na Universidade Princeton e na Escola de Direito de Harvard, foi um modelo de compromisso social e de compreensão da necessidade de diversidade e inclusão como propulsores de crescimento. Não é atoa que foi eleita a mulher mais influente do mundo em 2019 pela Revista Time.

É um livro reconfortante, sábio e revelador, cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

  • Filme: Radioactive, da Marjane Satrapi

Sendo engenheira química, Marie Curie sempre será uma referência para mim em suas experiências e descobertas na área de radioatividade, e o filme “Radioactive” narra a vida de Marie, mostrando as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história, sendo considerada a “mãe” da radiação.

O filme aborda o papel das mulheres na ciência e as consequências da descoberta de Marie para a medicina, a indústria e a guerra. Além de sua importância para o mundo, ela se tornou a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel e também foi a primeira mulher a se tornar professora da Universidade de Sorbonne. Ela trouxe esperança para toda uma geração e avanços incalculáveis para o mundo.

Tatiana Muszkat, Diretora Institucional e Marketing na You,inc.

  • Livro: As vencedoras de Laetitia Colombani

Uma lição de vida de perseverança e empatia com o próximo. Aos 40 anos a protagonista sofre uma profunda depressão e seu terapeuta aconselha um trabalho voluntário.

Começa a trabalhar com mulheres com um grave risco de exclusão social e pouco a pouco vai ganhando a confiança delas.

O Palácio das mulheres existe até hoje e me fez descobrir a força que temos apesar de algumas perdas e sofrimentos, com certeza juntas somos sempre mais fortes.

  • Série: As leis de Lídia Poët

Na Itália do século 19, uma aspirante a advogada luta contra o sexismo, numa época onde a mulher não tinha direito nem ao voto.

Hoje já conquistamos um enorme espaço, mas ainda devemos nos inspirar nas dificuldades que estas pioneiras tiveram, não se deixando abater e lutando sempre pelos seus direitos e ideais.

Tatiana Muszkat é Diretora Institucional e Marketing da You,inc, líder de mercado no segmento de apartamentos inteligentes, em regiões premium da cidade de São Paulo, para classe média/alta.

Manuela Bordasch, fundadora e CEO do Steal the Look

  • Livro: “ A coragem de ser imperfeito” da Brene Brown

É um livro que traz questões relacionadas à aceitação da imperfeição, autocuidado, vulnerabilidade e ao amor próprio, que como muitas pessoas podem pensar, não são fraquezas, mas as melhores definições para se ter coragem.

O livro é cheio de grandes lições, insights importantes e necessários, que nos ajudam a entender sobre as nossas relações com as outras pessoas. É uma ótima leitura para todas aquelas que buscam impor seus limites, entender melhor suas próprias emoções e sentimentos, além de trazer ensinamentos sobre como aprender a lidar melhor com os desafios impostos no nosso dia a dia.

  • Documentário “O poder da Coragem” da Brene Brown

Recomendo muito o documentário “O Poder da Coragem”, da Brene Brown, disponível na Netflix, que retrata a importância de termos coragem para enfrentar a vida. O filme traz o impacto que o medo e o risco têm no nosso bem-estar emocional, por meio de entrevistas com pessoas reais com relatos emocionantes, além de conteúdos com pesquisas científicas. Assuntos como vulnerabilidade, conexão e autoaceitação são abordados no documentário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo